Resoluções de Ano Novo
 

Um ano novo começa, como um livro com páginas em branco para escrever mais um capítulo na nossa própria história. É a hora de fazer as resoluções para 2014 e colocar no papel os sonhos, desejos, projetos e metas.

Para concretizá-las, o segredo é traçar resoluções realistas e ter motivação, otimismo e competência para executá-las, segundo a doutora em psicologia Ana Maria Serra, fundadora do Instituto de Terapia Cognitiva. Confira as três recomendações essenciais da especialista:

  • “As resoluções devem ser realistas, ou seja, devemos ser capazes de cumpri-las neste momento da nossa vida. Por isso, elas precisam incluir o desenvolvimento dos recursos necessários para executá-las. Objetivos perfeccionistas, que incluem expectativas altas demais, resultam em fracasso”;
  • “Levante todos os aspectos atuais de sua vida e identifique áreas de problemas. Para cada uma, estabeleça uma meta, isto é, como desejaria que as coisas fossem no futuro. Trace estratégias para realizá-las”;
  • “Além de desenvolvermos competência e motivação para executar as resoluções, necessitamos de otimismo. Significa acreditar na nossa possibilidade de sucesso, mesmo sem provas concretas de que esse sucesso ocorrerá. Quando acreditamos em nossa competência, nosso estado de disposição é positivo, colaborando para a concretização do objetivo”.